Teste “Organização de Tempo e Espaço”

Como eu comentei no facebook, nunca um teste foi tão certeiro e divisor de águas como esse. Por isso, preciso “arquivar para a posteridade”, afinal… eu sou sentimental. XD

Teste 1 – Organização do Espaço

Olá Vanessa Moreira da Silva, confira o resultado do teste do seu perfil de organização do Espaço.
Tendências:

  • Espaçoso 92%
  • Visual 56%
  • Minimalista 46%
  • Impecável 42%
  • Bagunceiro 24%
Características do perfil:

O Perfil Espaçoso é dedicado para os sentimentais que sofrem quando pensam na de possibilidade de descartar qualquer pertence. O principal problema é que nunca há espaço suficiente para armazenar discos velhos, cadernos do primário, lembranças de casamento, documentos de trabalhos anteriores e muito menos coisas novas que estão por vir.

Sugestões:

  • Se você guarda coisas que poderão ser usadas algum dia, crie uma caixa intitulada “Pode Voltar ao Uso”. Quando o recipiente estiver cheio, adote a prática de descartar algum componente antes de inserir qualquer outro objeto.
  • Utilize caixas também para aplicar o sistema de rotatividade. Em vez de expor ao mesmo tempo todos os itens de que você gosta, exponha aos poucos e mantenha o resto armazenado. Após alguns meses, faça uma troca: guarde algumas das peças e retire alguns itens da caixa.
  • Você já guardou coisas quebradas, na expectativa de tê-las consertadas um dia? Pois saiba que as chances de que tais objetos permaneçam quebrados no local onde você os deixou, são grandes. Para evitar que isso aconteça, agende imediatamente uma data para levar seus itens ao conserto ou jogue-os fora agora, enquanto você ainda se lembra que eles existem.
  • Se te perturba a ideia de descartar seus pertences, ainda que não vá voltar a usá-los, considere a possibilidade de passá-los adiante. Cheque se esses itens são do interesse de familiares, amigos ou de alguma associação. Caso não sejam, doe-os ao Exército de Salvação, que costuma aceitar doações mesmo quando a população ainda não está precisando delas.
  • Evite manter em um local provisório todas as coisas sem definição entre o lixo e o armazenamento, pois as chances desse mesmo local se tornar permanente são grandes. Para isso, se esforce para tomar uma decisão entre jogar fora ou manter seus pertences. Quando precisar se decidir, responda às perguntas que se seguem:
    Eu usei esse item no ano passado? Esse objeto serve a algum propósito específico? Eu ainda gosto dele? Existe alguma razão aceitável para que eu o mantenha? Existe algum lugar onde seja possível guardar e depois encontrar facilmente esse pertence?
  • Tire fotografias daquilo que você não gostaria de lançar ao esquecimento, mas não tem espaço para armazenar. Guarde as fotos em um álbum virtual ou de papel, guardando também os negativos ou cds de armazenamento.

Teste 2 – Organização do Tempo

 

Olá Vanessa Moreira da Silva, confira o resultado do teste do seu perfil de organização do Tempo.
Tendências:

  • Perfeccionista 100%
  • Postergador 82%
  • Impaciente 68%
  • Acelerado 66%
  • Generalista 34%
Características do perfil:

Muitas pessoas orgulham-se em dizer que são perfeccionistas porque associam a característica à excelência. Na realidade a pessoa perfeccionista quer atingir a perfeição em tudo que faz, e o que esta em jogo é o desejo de agradar ao outro muito mais do que com a perfeição que julga buscar em suas tarefas, em sua organização, em sua vida no geral.
É natural buscar a satisfação e o reconhecimento que uma tarefa bem feita proporciona. Estabelecer critérios pessoais de qualidade e trabalhar firme para atingi-los é até indispensável para a sobrevivência no competitivo mercado de trabalho de hoje. Isso é diferente de perfeccionismo.
O perfeccionista tem o desejo compulsivo de atingir um padrão de perfeição, às vezes desnecessário para aquela tarefa ou até mesmo impossível . Estabelece metas irreais e se culpa por não atingi-las. Para ele é tudo ou nada. Nunca fica satisfeito com o próprio desempenho e refaz diversas vezes o seu trabalho, correndo o risco de manter-se tempo demais ocupado com atividades que não precisam ser tão priorizadas.

Sugestões:

  • Há uma sutil diferença entre buscar altos padrões de qualidade e exigir de si mesmo o cumprimento de tarefas que superam as limitações humanas. Por isso, avalie se você realmente seria capaz de completar uma tarefa à sua maneira no prazo que você estipulou.
  • Como você subestima o tempo necessário à execução dos projetos de acordo com as suas exigências, passe a estipular prazos mais generosos. Em vez de agendar 15 minutos para uma determinada tarefa, agende meia hora. Ao invés de reservar dois dias, reserve pelo menos três dias.
  • Aprenda a dizer “não”. O seu tempo e os seus recursos não são ilimitados. Se você não respeitar esses limites, ninguém o fará por você.
  • Perfeccionistas com muitas altas prioridades em suas agendas se sentirão fracassados em um determinado momento. Classifique como prioritários no máximo dois projetos por vez. Não assuma uma carga maior do que a que você pode gerenciar.
  • Delegue. Você não pode fazer tudo sozinho e se dedicar 100% a tudo. Se você tiver ajudantes, capacite-os e delegue tarefas a eles. Caso contrário você pode recorrer a companhias ou terceirizar algumas tarefas.
  • Defina prioridades. Na tentativa de dar 100% de atenção a tudo, você terá dificuldades na execução de qualquer coisa. Determine quais são os seus projetos mais importantes e dedique a eles o tempo que merecem. Outras tarefas menos urgentes podem ser postergadas ou terceirizadas.
  • Perfeccionistas têm uma tendência a gastar tempo esmiuçando cada mínimo detalhe. Apesar de necessária em algumas circunstâncias, essa atitude certamente não deve ser aplicada a todos os casos. Determine o que é realmente merecedor de uma dedicação mais intensa.
  • Tenha em mente que no mundo real não há tempo para almejar a perfeição em todas as coisas que você faz. Quando você quer que tudo atenda aos mais altos padrões de qualidade, existirão dezenas de outras coisas que jamais serão feitas. Para evitar que isso aconteça, dedique o melhor de você a tarefas que contribuam para atingir seus objetivos e sonhos, gastando menos tempo nos demais itens.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s